Abaixo a censura


Sinopse:

Antes da censura institucionalizada e ostensiva existe a barreira do silêncio. Ela impede que as pessoas falem (silêncio subjetivo) e impede que determinadas coisas sejam ditas (silêncio objetivo). A censura é forma sub-reptícia de magistério social: impõe o que não devemos pensar, sentir e falar. Mas, ao seu lado – verdadeiramente como seu anverso – há outra forma invisível de magistério social, determinando o que e como devemos pensar, sentir, falar e agir.

A obra - uma trama ficcional sobre um problema real - mais do que uma denúncia da censura, é um inusitado romance policial onde seus principais protagonistas são conhecidos personagens da História, como Sigmund Freud e Émile Durkheim. Essas grandes mentes vão investigar e desnudar a censura, revelando assim, seus obscuros meandros.

Editora Barra Livros

Tel:(21)3253-5099

contato@barralivros.com

 


 

Introdução à filosofia e outros escritos


Sinopse:

Além da Introdução à filosofia (31 páginas), são esses os demais escritos contidos nesse volume:
Regras para a direção do espírito (23 páginas)
A filosofia e o futuro da humanidade (25 páginas)
Sobre a definição (29 páginas)
Sobre a demonstração (43 páginas)
O conceito de natural na moral e na política (13 páginas)
A mentalidade coletiva, a formação burguesa e o exercício profissional (9 páginas)
Dilemas morais (13 páginas)
Deus não deve nada a ninguém (diálogo sobre o mal) (6 páginas), acompanhados por seis contos filosóficos

Editora Barra Livros

Tel:(21)3253-5099

contato@barralivros.com

 


 

Antropologia cristã


Sinopse:

A "Antropologia cristã" procura estudar a noção de homem à luz do evangelho.

O livro, que se inicia com uma reflexão sobre as noções de mundo, de vida e de reino, avança para exposição sobre as palavras e a pessoa de Jesus.

São apresentadas e discutidas várias passagens dos quatro evangelhos, em que o autor defende haver uma essência antipoder naquilo que encerram suas lições.

Uma obra antes de tudo racional, com base em vasta bibliografia, que ajuda o autor a embasar suas ideias. O conteúdo dessas páginas vai além, e desdobra os discursos alegóricos contidos nos evangelhos, com delicada maestria, cuidando menos daquilo que o homem é, para tratar daquilo que pode ou deve ser.  

Editora Barra Livros

Tel:(21)3253-5099

contato@barralivros.com



 

 

 

Investigação sobre o possível


Sinopse:

Quando contaram a Voltaire que no cimo dos Andes tinha sido achado o fóssil de um peixe, ele interpretou o achado como fraudulento: isso era impossível.

Outras coisas que, no tempo de Voltaire, seriam consideradas impossíveis: o avião, o automóvel, a geladeira, a televisão, e assim por diante.

O que é possível? E o que é impossível?

Para responder a essas perguntas, o autor nos guia nas páginas deste livro, construído ao modo de uma investigação. Ele é, em parte, uma obra de filosofia das ciências, porque pesquisa a natureza do conhecimento científico; e é, de alguma forma, um livro de teoria do conhecimento e de ontologia, porque coteja o saber científico com o filosófico, indaga sobre o alcance do conhecimento, e pesquisa a natureza da realidade.

Ao fim da investigação, uma surpresa aguarda o leitor, posto perante outros tipos de realidade: a que existe em outros mundos possíveis.

Editora Barra Livros

Tel:(21)3253-5099

contato@barralivros.com



 

Reforma política 2

 

Trata-se de um resumo, elaborado juntamente com o dr.Roberto Amaral, do texto Reforma política. A data é julho de 2015 e a edição é do Forum da Cidadania. 

 

 

 

© Copyright 2012 - Sérgio Sérvulo da Cunha

Desenvolvido por LC22 Studio